
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Japão na noite de ontem (23), acompanhado por ministros e parlamentares, incluindo os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A comitiva presidencial tem como foco a ampliação das parcerias comerciais com países asiáticos, em especial o Japão e o Vietnã, além de discutir pautas prioritárias para o governo com os chefes do Legislativo.
Além de reforçar a diplomacia econômica, Lula aproveita a viagem para estreitar laços com aliados que comandarão a pauta do Congresso pelos próximos dois anos. A interlocução é estratégica diante da crise de popularidade enfrentada pelo governo. Nesta semana, o Planalto enviou projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e lançou uma medida provisória com linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado.
Durante a estadia no Japão, Lula terá uma audiência com o imperador Naruhito e deve discutir a abertura do mercado japonês para a carne brasileira. A agenda da comitiva inclui ainda visitas ao Vietnã, onde o governo busca estabelecer uma parceria estratégica para ampliar o comércio bilateral, que já movimenta mais de US$ 7,7 bilhões.
Foto: Reprodução