Neuralink, empresa de Elon Musk, implanta pela primeira vez chip em cérebro humano

Elon Musk anunciou que o primeiro paciente humano recebeu com sucesso um implante da Neuralink no domingo (28) e está se recuperando bem. “Os resultados iniciais mostram detecção promissora de picos de neurônios”, acrescentou Musk na rede social X (antigo Twitter). 

A Neuralink, startup de chips cerebrais, recebeu em setembro do ano passado a autorização da FDA para realizar o primeiro estudo em humanos. O experimento usa um robô para implantar uma interface cérebro-computador em uma área do cérebro que controla a intenção de movimento.

Os fios ultrafinos dos implantes transmitem sinais no cérebro dos participantes. O primeiro produto da Neuralink, denominado Telepathy, tem como objetivo permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos. 

Apesar do sucesso do teste, a empresa enfrentou questionamentos sobre seus protocolos de segurança, incluindo uma multa por violação das regras do Departamento de Transportes dos EUA. 

Em resposta às críticas, Musk afirmou que nenhum macaco morreu como resultado dos implantes, destacando que a Neuralink escolheu macacos em estados terminais para minimizar riscos em animais saudáveis.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas