
Nesta sexta-feira, 8 de março, dois importantes navios da Marinha do Brasil (MB) aportaram no Recife: o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140), Capitânia da Esquadra Brasileira, e a Fragata “Defensora” (F41), como parte da Operação “ADEREX” 2024. Esta operação, que ocorre no litoral brasileiro entre 3 e 25 de março, tem como objetivo elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, além de contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força Naval.
Durante a operação, o NAM “Atlântico” está realizando exercícios conjuntos com outros meios da MB na área marítima entre Recife-PE e Cabedelo-PB, incluindo pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.
A população do Recife poderá conhecer e visitar os navios da Marinha do Brasil durante uma pausa nas atividades de treinamento de combate naval. O NAM “Atlântico”, considerado o maior navio de guerra da América Latina, e a Fragata “Defensora” estarão abertos para visitação pública no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife amanhã (09), das 8h às 15h, como parte das comemorações alusivas ao aniversário da capital pernambucana.
Além da visitação aos navios, a Marinha do Brasil oferecerá, no domingo (10), no Marco Zero, exibições da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, conhecida pela tradicional apresentação com a gaita de fole escocesa, às 11h, e do conjunto musical Fuzi Show, às 17h20.
Os navios partirão do Recife no dia 13, juntando-se aos demais meios participantes da Operação ADEREX para dar continuidade às atividades de adestramento da Força Naval.