
Internado há dez dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado na noite passada (23) na ação penal que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe. Ele divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece recebendo uma oficial de Justiça e se exaltando com uma pessoa, que o alerta sobre sua pressão arterial. Segundo assessores, o ex-presidente teve um pico de pressão durante a notificação. O hospital não divulgou novo boletim médico, alegando ausência de autorização da família.
A intimação ocorre após o STF considerar, no mês passado, que há indícios suficientes para tornar réus Bolsonaro e outros sete acusados por supostamente articularem um golpe para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia aponta que Bolsonaro teria apresentado a proposta aos comandantes das Forças Armadas, que se negaram a apoiar qualquer ruptura institucional. A defesa do ex-presidente nega as acusações. O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso e, segundo o STF, a citação foi possível após Bolsonaro aparecer publicamente em uma transmissão ao vivo.
Com a assinatura da notificação, o prazo para apresentação da defesa começa a contar. Apesar da recomendação médica de não receber visitas, Bolsonaro foi visitado nos últimos dias por aliados, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia. O ex-presidente foi internado para tratar uma suboclusão intestinal e, segundo boletim médico divulgado na terça-feira (23), apresenta sinais de recuperação clínica.
Vídeo: Reprodução