
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início às atividades do Núcleo de Apoio a Vítimas de Crime (NAV), um espaço dedicado ao acolhimento e orientação de pessoas que sofreram diversos tipos de violência, incluindo física, psicológica, de trânsito, danos patrimoniais, fraudes online e ataques morais. O NAV está localizado no edifício-sede das Promotorias da Capital, na Avenida Visconde de Suassuna, 99, em Santo Amaro, Recife.
“O NAV é fruto de uma nova visão em relação à vítima. Durante muito tempo o foco era apenas o autor da ação penal, sua identificação e punição. A pessoa agredida era vista, no processo, como importante para a comprovação da autoria do crime. Hoje é obrigação vê-la de outra forma, trabalhar para que não seja vitimizada novamente, garantir acolhimento, com assistência jurídica e psicossocial”, afirmou, na inauguração do Núcleo, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho.
Os atendimentos no NAV podem ser realizados de forma presencial, por telefone ou por e-mail, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A coordenadora do núcleo, Promotora de Justiça Ana Clézia Ferreira Nunes, enfatizou que além de ouvir as vítimas, a equipe do NAV fará encaminhamentos para as unidades do MPPE e para redes de assistência externas, sejam governamentais ou da sociedade civil, visando garantir um acompanhamento adequado e abrangente para cada caso.