Movimentação aérea do Aeroporto dos Guararapesno no mês de junho é a maior dos últimos cinco anos

Foto: Janaina Pepeu/ Secom

Recuperação da malha impulsiona número de turistas no Estado, aquecendo a economia

O Aeroporto Internacional dos Guararapes bateu o recorde de movimentação de passageiros no último mês de junho. De acordo com dados divulgados pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Empetur), 692 mil pessoas circularam pelo terminal aéreo no mês passado. As informações foram compiladas junto à AENA e à Infraero.

Os número expressivo de passageiros representa o maior dos últimos cinco anos, quando comparamos com o intervalo de tempo. Em junho de 2019, foram 644 mil. Em 2020, 98 mil. No ano de 2021 foram registrados 536 mil passageiros no Aeroporto do Recife. Ano passado, 668 mil pessoas circularam pelo terminal aéreo. O percentual de crescimento em relação ao ano de 2019, imediatamente anterior à pandemia, foi de 7,59%.

“A recuperação do nosso turismo é demonstrada em números. Nos últimos meses, uma série de dados atestam que as pessoas estão mais interessadas no destino Pernambuco. Esse crescimento da movimentação no aeroporto ajuda a acelerar nossa economia, reconduz o papel de liderança do nosso Estado no nordeste. Temos potencial para crescer muito mais, e todo o trabalho do Governo do Estado tem sido em recuperar infraestrutura e dar melhores condições para receber esses visitantes”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

Recife se mantém como o aeroporto de maior movimentação no nordeste. De janeiro a junho, foram mais de 4,3 milhões de pessoas que circularam no nosso maior terminal aéreo. No mesmo período, o aeroporto de Salvador, segundo maior da região, teve uma circulação de 3,4 milhões de passageiros.

Mercados emissores – Segundo dados apurados pelo SEP junto à Polícia Federal, o Aeroporto dos Guararapes recebeu pessoas vindas dos seguintes mercados emissores internacionais: Portugal, Uruguai, Argentina, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Espanha.

Com o aumento da oferta internacional de voos, os números relacionados ao embarque e desembarque de passageiros também cresceram. No último mês, 12 mil pessoas embarcaram para o exterior e 10 mil desembarcaram no Recife vindos de países estrangeiros. Atualmente, a capital pernambucana tem conectividade aérea com Portugal, Argentina, Uruguai e dois voos para os Estados Unidos. No Brasil, o destaque é a ligação com o Aeroporto de Guarulhos, que lidera em embarques e desembarques entre o Aeroporto do Recife. De janeiro a maio, 696 mil pessoas se movimentaram pelo trecho.

Notícias relacionadas