Ministério da Ciência e Sudene discutem parcerias para fomentar inovação no Nordeste

Foto: Reprodução

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se reuniram ontem (08) para discutir a construção de parcerias visando o estímulo à inovação nos 11 estados da área de atuação da autarquia. A ministra Luciana Santos e o superintendente Danilo Cabral conduziram o encontro na sede da instituição.

A inovação foi destacada como um eixo estratégico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), um dos principais instrumentos de ação da Sudene. “Uma das nossas preocupações é o financiamento para a geração de inovação da região. Essa foi a discussão central da nossa região”, afirmou Danilo Cabral. Ele ressaltou que uma das diretrizes estabelecidas é o reposicionamento da base produtiva tradicional visando a melhoria da produtividade e à criação de novas competências produtivas para os estados da região.

A ministra Luciana Santos abordou as ações do MCTI para o Nordeste, destacando o avanço da inteligência artificial como uma pauta estratégica para a pasta. Além disso, ela mencionou o esforço em andamento para a formação e qualificação de pessoal, com ênfase no programa de residência em tecnologia, que tem como meta formar 40 mil jovens neste ano.

Durante a reunião, também foi discutido o fortalecimento da rede de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Nordeste, vinculados a universidades e institutos federais, em consonância com a nova política industrial do Brasil. Atualmente, existem mais de 40 ICTs na região. Outro ponto abordado foi a criação de grupos de trabalho para estreitar as relações entre as duas instituições.

Notícias relacionadas