O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realiza assembleia nesta terça-feira (25), às 18h. A pauta do encontro é a decisão sobre a greve da categoria, em mobilização conjunta com os rodoviários.
A reunião acontece na Praça da Greve, em frente à Estação Recife, no Bairro de São José. Caso a decisão seja favorável à paralisação, cerca de dois milhões de passageiros poderão sofrer os impactos da interrupção dos serviços já na manhã da quarta-feira (26).
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, falou sobre as expectativas para a assembleia e a provável aliança entre as categorias. “Há essa possibilidade de decretarmos a greve, pois nem a empresa está atendendo a nossa expectativa referente ao Acordo Coletivo de Trabalho, nem o Governo Federal, que até o momento ainda não retirou a CBTU do PND (Programa Nacional de Desestatização). Nós estamos conversando com os rodoviários para uma greve conjunta com eles, pois precisamos mostrar à população a real situação do transporte na Região Metropolitana do Recife”, ressaltou.
No último dia 12, o Sindmetro-PE realizou uma paralisação de 24 horas como forma de protesto. Dentre as principais reivindicações estão o pedido de reajuste salarial e a oposição à inclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Plano Nacional de Desestatização (PND), medida apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).