Os principais temas ligados ao mercado de gás natural e renovação de fontes energéticas estão sendo discutidos, nesta sexta-feira (8), no seminário “Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária”. O evento, que acontece durante todo o dia no Recife, é realizado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) em parceria com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Governantes, empresários e lideranças do setor estão discutindo temas como competitividade do setor de gás natural e os novos mercados emergentes.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou da abertura. Ela reforçou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento e o desenvolvimento do setor energético e os projetos de interiorização do gás natural no Estado. Ao apresentar dados sobre a economia estadual, a gestora destacou que a Copergás é a sexta maior distribuidora de gás natural do Brasil e que terá investimentos de quase R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, principalmente na expansão da rede.
“A Copergás é tida como estratégica no nosso desenvolvimento sustentável. Colocar a questão da transição energética no centro do nosso debate. Estamos investindo em uma energia que é mais barata, mas também incentivando questões como o Programa Morar Bem, que coloca gás natural em cada moradia entregue”, afirmou a governadora.
A transição energética do Polo Gesseiro do Araripe também foi abordada na fala da governadora Raquel Lyra. A Copergás, através de uma ação integrada de diversos órgãos do governo, está levando o combustível para a região, permitindo que as indústrias usem o gás natural para a produção do gesso. Até então, era usada a lenha, com perdas para o meio ambiente e poluição.
Fotos: Divulgação