
A Medicina humanizada ganha cada dia mais espaço e pode soar, a princípio, como algo redundante. A palavra humanização se refere ao ato de tornar mais humano e a medicina é, em sua essência, um trabalho de doação ao próximo porque para exercê-la o profissional deve ter como foco o ser humano e a sua qualidade de vida e bem-estar. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, o olhar holístico para cada paciente é fundamental para o sucesso de um tratamento, seja ele à base de medicamentos ou cirúrgico.
A proposta da Medicina humanizada é justamente resgatar o cuidado com o outro, oferecendo toda a atenção e o acolhimento necessários durante o atendimento. Segundo Walter França, profissional com mais de 5 mil cirurgias da Obesidade no currículo, cada paciente é único e merece uma atenção individualizada. “ Por mais que as questões clínicas sejam iguais ou parecidas, existem necessidades individuais por trás de cada paciente que são captadas com muita sutileza através de uma conversa franca e acolhedora”, ressalta o profissional.
Diante do cenário da indicação de uma cirurgia bariátrica antes do procedimento cirúrgico, o paciente, além de fazer uma série de exames, é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que inclui além do cirurgião, psicóloga, nutricionista e anestesista. “ Toda a equipe, num trabalho integrado, tem por objetivo proporcionar uma melhor experiência e segurança ao paciente antes da cirurgia bariátrica”, enfatiza Walter França.
A cirurgia bariátrica é considerada um procedimento eletivo essencial na saúde pública pelo Ministério da Saúde para pacientes que tiveram insucessos em tratamentos clínicos e medicamentosos e já apresentam comorbidades como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, doença do refluxo, entre outras. Os métodos mais utilizados no mundo são as cirurgias Sleeve e o Bypass Gástrico. Nessas intervenções cirúrgicas a média de perda de peso dos pacientes oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%. As intervenções cirúrgicas são realizadas através da videolaparoscopia e da cirurgia robótica, com rápida recuperação e alta em 24 horas.