A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, iniciou hoje uma visita oficial de três dias a Hanói, capital do Vietnã, com o objetivo de impulsionar a cooperação científica entre Brasil e Vietnã em áreas estratégicas, com destaque para os semicondutores. Brasil e Vietnã estão prestes a celebrar 35 anos de relações diplomáticas em 2024.
“São impressionantes os avanços econômicos, sociais e tecnológicos do Vietnã na última década. Com 100 milhões de habitantes e crescimento econômico robusto, o país possui objetivos e desafios semelhantes aos do Brasil, o que contribui para a atuação conjunta em temas de interesse comum”, afirmou a ministra Luciana Santos. “A política externa do governo do presidente Lula confere atenção especial à ciência, tecnologia e inovação e busca novas parcerias com países em desenvolvimento e relevância regional, a exemplo do Vietnã”, acrescentou.
A agenda oficial da ministra em Hanói incluirá reuniões com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh e o ministro da Ciência e Tecnologia, Huynh Thanh Dat. As discussões estarão centradas em iniciativas conjuntas nas áreas de tecnologias emergentes, semicondutores e inovação.
A ministra Luciana Santos também visitará uma fábrica de veículos elétricos e terá encontros na Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (VAST), que desempenha o papel de principal órgão de pesquisa e de think tank do governo para avaliação e aconselhamento sobre questões de inovação e alta tecnologia. Também é responsável pela capacitação de recursos humanos científicos e tecnológicos altamente qualificados de acordo com suas diretrizes.