Marinha inicia Operação Verão em Pernambuco

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (15), a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco, dará início à Operação Verão 2023-2024. A iniciativa visa intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário no estado, além de promover a conscientização de condutores e passageiros quanto à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental.

A operação vai de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, período que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado um aumento no tráfego de embarcações de esporte e lazer em águas pernambucanas. As infrações mais recorrentes neste período, de acordo com o levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC) são condução por pessoa não habilitada, documentação incompleta, falta de material de salvamento, excesso de lotação, consumo de álcool durante a condução e más condições de navegabilidade.

Na edição anterior, foram inspecionadas 3646 embarcações, emitidas 95 notificações, apreendidas 14 embarcações, realizados 89 testes com etilômetro, e promovidas 27 palestras e ações educativas. Para este ano, mais de 50 militares e 5 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, estarão envolvidos nas ações de fiscalização.

Notícias relacionadas