Maria Arraes representa Pernambuco em conferência da ONU sobre igualdade de gênero

A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) integra a 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW68) da Organização das Nações Unidas, realizada em Nova Iorque. O encontro global tem como foco o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5: a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas. A conferência reúne líderes mundiais, organizações não governamentais, empresas, parceiros da ONU e ativistas.

Maria Arraes é a única representante de Pernambuco presente no evento, juntamente com a primeira dama, Janja da Silva, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Benedita da Silva, além de parlamentares de outros estados brasileiros.

Em destaque neste ano, o debate da CSW68 aborda maneiras de acelerar o progresso, combater a pobreza e fortalecer as instituições e o financiamento, com um enfoque de gênero. Um estudo da ONU Mulheres revela que uma em cada 10 mulheres vive em situação de pobreza extrema, com agravamento em crises como a pandemia de COVID-19 e as mudanças climáticas. Projeções indicam que até 2030, cerca de 8% da população feminina mundial, o equivalente a 342,4 milhões de mulheres, viverão abaixo da linha da pobreza.

Diante dos números alarmantes, o evento busca o compromisso do setor público e privado na implementação de estratégias para enfrentar a desigualdade de gênero, incluindo tratamento igualitário no mercado de trabalho e acesso a crédito e recursos para redução da pobreza.

“Nossa participação na CSW68 está sendo extremamente enriquecedora, com muitas trocas de experiências que nos darão ainda mais respaldo na aprovação de projetos de relevância para a garantia dos direitos das mulheres. Desde o primeiro dia do nosso mandato, a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra a mulher e o empoderamento econômico são prioridades das nossas pautas como um tema transversal que deve permear todas as políticas públicas”, enfatiza a parlamentar.

Notícias relacionadas