Maria Alice e João Miguel foram os nomes mais registrados para bebês pernambucanos ao longo do ano de 2023, de acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O registro oficial aponta 1097 meninas batizadas como Maria Alice e 836 meninos com o nome de João Miguel.
A lista de nomes femininos mais escolhidos continua com Maria Cecília (947), Maria Helena (748), Maria Clara (660) e Maria Júlia (510). No ranking masculino, estão Miguel (632), Samuel (547), Davi (512) e Enzo Gabriel (495).
Curiosamente, a preferência dos pais pernambucanos diverge do cenário nacional, onde Miguel (25.584) e Helena (23.507) lideram a escolha de nomes para bebês no Brasil.
A influência das redes sociais pode ter refletido nas escolhas, considerando que Maria Alice é o nome da filha mais velha da empresária e influenciadora Virgínia com o cantor Zé Felipe. “Os dados refletem não apenas as preferências individuais, mas também as mudanças sociais e culturais em curso, e o poder da influência de muitas personalidades que estão em destaque, especialmente nas redes sociais. Essa riqueza na escolha dos nomes evidencia, de toda forma, a pluralidade de nossa sociedade”, destacou o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen-PE), Marcos Torres.
Marcos Torres enfatiza que “os dados são baseados nos registros oficiais de nascimento realizados no estado e revelam uma mistura de tradição e inovação, com alguns nomes clássicos mantendo sua popularidade e outros refletindo as atuais tendências e influências globais”.