
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta quarta-feira (23), de um jantar com líderes da Câmara dos Deputados, na residência oficial do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Entre os temas centrais do encontro está o projeto de lei que propõe anistia a acusados e condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. A proposta ganhou força após o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguir o número necessário de assinaturas para que o requerimento de urgência da matéria seja votado.
A movimentação faz parte da estratégia de Lula para estreitar a relação com o Congresso, especialmente com a Câmara, desde que houve a mudança no comando da Secretaria de Relações Institucionais — agora liderada por Gleisi Hoffmann. O jantar segue o modelo de encontro realizado em 2 de abril com senadores, na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), como gesto de reaproximação com o Legislativo.
O projeto de anistia voltou ao centro do debate após o PL apresentar um pedido de urgência que obteve 262 assinaturas válidas — número superior ao mínimo necessário de 257. A articulação da base governista sobre o tema será um dos pontos sensíveis da conversa de Lula com os líderes da Câmara, diante das pressões crescentes no Congresso em torno do tema.