Lula retoma agenda internacional com viagens a Egito, Etiópia e Guiana em fevereiro

Foto: Reprodução

O presidente Lula inicia sua agenda internacional em 2024 com viagens a dois países da África e à vizinha Guiana em fevereiro.

No continente africano, Lula visitará o Egito nos próximos dias 15 e 16, onde terá encontros oficiais, incluindo uma reunião com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi. Essa visita ocorre meses após o apoio recebido do Egito para a retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, realizada pela fronteira com o país africano.

Posteriormente, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o presidente estará em Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. No ano passado, a União Africana tornou-se membro permanente do G20, grupo que inclui as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. O Brasil, que preside o G20 este ano, sediará a cúpula de chefes de Estado do grupo em novembro, no Rio de Janeiro.

Durante sua visita a Salvador na semana passada, Lula destacou a importância do Brasil retribuir a “dívida histórica” com o povo africano. Essa será a segunda visita de Lula à África durante seu terceiro mandato presidencial, após viagens à África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe no ano passado, além de uma rápida visita a Cabo Verde.

Após retornar da África, está prevista uma visita à Guiana na última semana de fevereiro, onde ocorrerá a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), um grupo regional que reúne 15 países caribenhos. A visita ocorre em um momento de tensões entre Guiana e Venezuela devido a disputas territoriais em torno de Essequibo, reivindicado pela Venezuela há mais de um século.

Após as viagens internacionais, Lula concentrará esforços na agenda doméstica, viajando pelo país para anunciar ações do governo federal. Com informações da Agência Brasil.

Notícias relacionadas