Lula parte rumo à Índia para a Cúpula do G20

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou ontem (07) a Índia, onde se juntará a líderes globais na 18ª Cúpula do G20, grupo que congrega as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia. O evento acontece nos dias 09 e 10 deste mês na capital indiana, Nova Déli.
A comitiva brasileira tem sua chegada prevista para o final da noite desta sexta-feira (08), no horário oficial de Brasília, o que corresponde à manhã de sábado no país asiático. O encontro marca não só o ponto alto das atividades do G20, mas também oficializa o encerramento da presidência rotativa do bloco, atualmente ocupada pela Índia. O governo brasileiro assume a posição a partir de 1º de dezembro, marcando sua primeira presidência na história do G20.
A programação oficial da Cúpula do G20 prevê pelo menos três sessões temáticas principais, nas quais os líderes mundiais discutirão sobre desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; e transições energéticas e Global Net Zero, meta que visa zerar a emissão líquida de carbono. O evento inclui, ainda, debates sobre combustíveis, pobreza, saúde, educação, infraestrutura e transformações tecnológicas.

Notícias relacionadas