Lula encerra agenda em Pernambuco e participa de troca no Comando Militar do Nordeste e da assinatura do acordo para construção da Escola de Sargentos no estado

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) iniciou o segundo dia de sua agenda em Pernambuco nesta sexta-feira (19), marcando presença na troca de comando no Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.

A solenidade formalizou a transição do general do Exército Kleber Nunes de Vasconcelos para o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro. Oriundo do Rio de Janeiro, o novo comandante, que tem 40 anos de carreira militar, assumiu o posto no final de novembro de 2023.

Acompanhado pelo prefeito João Campos (PSB), Lula chegou ao CMNE por volta das 9h30 e não proferiu discurso durante a cerimônia. O evento incluiu desfile das tropas, inspeção de uniformes e apresentação de gritos de guerra.

A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e dos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Também participaram o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Em seguida, o presidente Lula participou da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso (TC) para a construção da Escola de Sargentos em Pernambuco. Durante o evento, Lula destacou que a estrutura contribuirá para a criação de um novo cenário no estado, gerando “renda, trabalho e qualificação”.

O TC foi assinado pela governadora Raquel Lyra e pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro e pelo comandante do Exército, General Tomas Paiva. Em seu discurso, Mucio enfatizou o comprometimento do Exército com a execução da obra e o diálogo contínuo com a sociedade para instalar a unidade no estado.

As obras têm previsão de início em 2025 e conclusão em 2032, com investimentos da União de R$ 1,6 bilhão e contrapartida de R$ 110 milhões do Governo de Pernambuco. O projeto prevê a geração de 27 mil empregos, sendo 10 mil diretos e 17 mil indiretos.

Frente às críticas sobre possíveis danos por desmatamento, Lula afirmou o compromisso de minimizar impactos ambientais. “Vamos derrubar menos e plantar o máximo possível. Sobretudo, vamos plantar cidadania”, enfatizou.

Após a cerimônia, o presidente partiu para o Ceará, onde está prevista a inauguração da pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a ser instalado na Base Aérea de Fortaleza.

Notícias relacionadas