Lula empossa novos ministros e cria Ministério voltado para pequenas empresas

Foto: Reprodução

O presidente Lula da Silva (PT), empossou nesta quarta-feira os ministros Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), André Fufuca (PP-MA) e Márcio França (PSB). O evento ocorreu em reunião privada no Palácio do Planalto, reunindo familiares dos nomeados e algumas lideranças políticas.
Como parte da reforma ministerial, os deputados federais Sílvio Costa Filho e André Fufuca assumiram, respectivamente, as pastas dos Portos e Aeroportos e dos Esportes. O convite foi oficializado na semana passada, mas as negociações vinham se desenrolando há meses.
Essas mudanças representam a entrada dos Republicanos e Progressistas no primeiro escalão do governo, partidos que têm forte representação na Câmara dos Deputados. O líder do PP e presidente da Câmara, Arthur Lira, esteve presente na cerimônia.
Sílvio Costa Filho assumiu a pasta que, até então, era liderada por Márcio França, onde planeja trabalhar na redução dos preços das passagens aéreas e no fomento das hidrovias como alternativa de transporte.
“É uma agenda estratégica para o país, 98% das nossas exportações e importações passam pelos nossos portos e aeroportos. A cada 25 embarcações, significa quase 1,2 mil caminhões [a menos nas rodovias], com redução de custo de quase 40%. Tudo isso ajuda a reduzir o Custo Brasil e, mais do que isso, estimular o setor produtivo”, afirmou o novo ministro.
Por sua vez, André Fufuca sucede Ana Moser, uma tarefa que ele reconheceu como desafiadora, dado o legado significativo de sua antecessora no esporte nacional. Ele enfatizou a necessidade de democratizar o esporte e promover a igualdade de gênero nessa área, além de buscar melhorias na qualidade do esporte no Brasil.
“Não podemos falar numa revolução esportiva a partir do momento que temos a disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina, não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Nós temos muito que avançar, muito a crescer”, reforçou.
Além dessas mudanças, o presidente Lula anunciou a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que será liderado por Márcio França. O novo ministério terá como foco políticas, programas e ações de apoio a esses segmentos empresariais, preenchendo uma lacuna que há muito tempo era almejada pelo presidente Lula. França enfatizou a importância de apoiar essas empresas.
“O presidente relembrou que essas empresas, hoje, tem mais de 50% do PIB, que elas têm muita dificuldade para financiamento, que as pessoas não têm aonde recorrer. Geralmente, quando vão para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] são empresas grandes, que tem estrutura. As pequenas, as médias, elas realmente não têm muito a quem se apegar”, disse França.
As competências do novo ministério incluirão o apoio ao artesanato, a promoção de arranjos produtivos locais, ações de qualificação empresarial, promoção da competitividade e da inovação, estímulo à participação dessas empresas nas exportações brasileiras, políticas de microcrédito, fomento da cultura empreendedora e o registro público de empresas mercantis.
As nomeações e criação do ministério foram oficializadas em uma edição extra do Diário Oficial da União. As informações são da Agência Brasil.

Notícias relacionadas