
Foto: Reprodução
O presidente Lula (PT) embarcou hoje (15) para Havana, capital de Cuba, onde participará da Cúpula do G77 + China, que, este ano, está sob a presidência de Cuba e tem como tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”. Inicialmente formado por 77 países, atualmente o grupo abrange 134 nações do Sul global, incluindo representantes da Ásia, África e América Latina. Em Havana, o presidente também terá uma agenda de trabalho com o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel. As informações são da Agência Brasil.
Em seguida, Lula seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU na próxima terça-feira (19). Este será o oitavo discurso de abertura proferido por Lula no debate geral dos chefes de Estado.
Além disso, o presidente acompanhará o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no lançamento de uma iniciativa global para promover o trabalho decente. Durante sua estadia nos Estados Unidos, estão agendadas outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e organizações internacionais, cobrindo temas que incluem direitos humanos, saúde e desarmamento.