Lula anuncia criação de novo ministério e reacende debate sobre a reforma ministerial dos próximos dias

Foto: Ricardo Stuckert

Na transmissão semanal do podcast Conversas com o Presidente realizada hoje (29), Lula (PT) anunciou a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa. Com isso, o governo passará a ter 38 ministérios.
O presidente falou sobre o tema após uma pergunta sobre desenvolvimento e geração de empregos, à qual Lula respondeu afirmando que, por um lado, há um grande grupo que almeja trabalhar com carteira assinada, mas, por outro, uma parcela importante da população tem o desejo de empreender.
A criação do novo ministério seria uma das ferramentas para atender às necessidades deste público. “Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, explicou o Chefe de Estado. “Quero valorizar muito os microempreendedores individuais, as cooperativas, as pequenas e médias empresas, porque elas geram 60 ou 70% dos empregos deste país”, complementou.
O presidente não forneceu maiores detalhes sobre a nova estrutura ou quem a comandará. O anúncio ocorre em meio às discussões sobre reforma ministerial, que será realizada nos próximos dias, para abrigar os partidos do centrão no governo Lula. O Planalto já sinalizou que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) serão nomeados. Embora ainda não se saiba como se dará esta acomodação, o nome do parlamentar pernambucano tem sido cotado para o Ministério de Portos e Aeroportos.
Se for confirmada, a nomeação, Silvio será o 4º pernambucano a integrar a Esplanada dos Ministérios no governo Lula, ao lado de Luciana Santos (PCdoB), Ministra da Ciência e Tecnologia; de José Múcio (PTB), Ministro da Defesa; e André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura (PSD).

Notícias relacionadas