
O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ícone da cultura brasileira, foi incluído no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem foi formalizada na semana passada, após o presidente Lula sancionar integralmente a Lei 14.793. Além de Gonzaga, também foram adicionados ao livro os Lanceiros Negros do Rio Grande do Sul, o professor Abdias do Nascimento e os potiguares Felipe Camarão e Clara Camarão.
O Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, conhecido como Livro de Aço devido ao material que compõe suas páginas, fica guardado no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Natural de Exu, no Sertão de Pernambuco, Luiz Gonzaga levou os ritmos do baião, xote e xaxado para todo o Brasil. O músico e compositor também integra a lista de personalidades negras notáveis homenageadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP).
Nascido em 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, deixou um legado inestimável ao retratar, por meio de suas músicas, a riqueza da vivência do povo nordestino.