
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visitou o Recife ontem (22) para participar do programa “Diálogos com a Magistratura”. Organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o STF e o CNJ, o encontro reuniu juízes e desembargadores na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, com o objetivo de promover a escuta ativa e estreitar a comunicação entre o Judiciário federal e os magistrados locais.
Durante a reunião, Barroso apresentou as iniciativas de sua gestão e debateu os principais desafios do Judiciário brasileiro, entre eles o alto volume de processos em tramitação. “Nós temos, no Brasil, com dados de dezembro do ano passado, 83 milhões e 800 mil processos em curso, que provavelmente é um recorde mundial. Uma das minhas preocupações tem sido enfrentar o excesso de litigiosidade”, afirmou o ministro, destacando ainda projetos voltados ao aprimoramento da gestão judicial.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, classificou a visita como histórica para a magistratura estadual. “Pela primeira vez, o TJPE recebe a presença do ministro presidente do STF e do CNJ. Ele falou por um tempo e, em seguida, franqueou a palavra para que todos pudessem tirar dúvidas e ouvir tudo aquilo que o Supremo Tribunal Federal possa esclarecer para a magistratura pernambucana”, comentou Paes Barreto.