A segunda edição do Fórum de Competitividade de Pernambuco, iniciativa do LIDE com o apoio oficial da Adepe e do Sebrae, reuniu para um almoço de trabalho na última sexta-feira no Executive Lounge do Hotel Atlante Plaza, 15 municípios pernambucanos com o objetivo de promover o desenvolvimento do ambiente de negócios das cidades do Estado utilizando um método para a simplificação da burocracia apoiado no texto da Lei de Liberdade Econômica.
O objetivo do Fórum é tornar os municípios pernambucanos atraentes para os investidores potenciais, tendência consolidada em larga escala com exemplos práticos nos estados do Rio Grande do Sul, Piauí e Minas.
A segunda edição do Fórum de Competitividade (que acontece de dois em dois meses) contou com novamente com a presença do secretário de planejamento do Estado, Fabrício Marques, do presidente da ADEPE, André Teixeira, e do secretário executivo para atração de investimentos do Governo do Estado, Maurício Laranjeira, que debateram com o convidado especial desta edição, o autor da Lei de Liberdade Econômica, advogado Paulo Uebel, ex-secretário de administração da cidade de São Paulo, ex-secretário de desburocratização e governo digital do Ministério da Economia, e atual presidente da Cia. de Desenvolvimento de Minas.
O vice-presidente do Comitê de Competitividade do LIDE Pernambuco e diretor regional da Deloitte, Edson Cedraz, o secretário de planejamento do Estado, Fabrício Marques, o convidado especial para a segunda edição do Fórum de Competitividade PE, Paulo Uebel, presidente da ADEPE, André Teixeira, secretário executivo para atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maurício Laranjeira, e Ecio Costa, presidente do Comitê de Competitividade do LIDE Pernambuco.
Juntos eles debateram com os prefeitos das cidades de Igarassu (Elcione Ramos), Palmares (Bartolomeu Jr), Toritama (Edilson Tavares), Bonito (Gustavo Adolfo Cesar) e Bezerros (Lucielle Laurentino), somados aos secretários de desenvolvimento econômico das cidades de Recife, Jaboatão, Caruaru, Olinda, Garanhuns, Gravatá, Ipojuca, Vitória de Santo Antão e Serra Talhada.
O Fórum é uma ação do Comitê de Competitividade do LIDE Pernambuco que tem o economista Ecio Costa como presidente e o sócio e diretor regional da Deloitte, Edson Cedraz, na vice-presidência.
A próxima reunião de trabalho do Fórum, a terceira, ocorrerá no mês de outubro em data a ser marcada.