
O Programa Voa Brasil, prometido desde o início do governo do presidente Lula, está previsto para ser lançado na próxima semana, em Brasília (DF), segundo anunciou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em suas redes sociais.
O ministro afirmou que o governo federal lançará o programa no próximo dia 17, e o descreveu como “fruto de uma construção coletiva com as companhias aéreas”.
O Voa Brasil visa oferecer passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados do INSS e estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não viajaram nos últimos 12 meses, com voos programados para a baixa estação do setor aéreo.
A iniciativa enfrentou resistência das companhias aéreas, que solicitaram medidas de auxílio do governo para enfrentar a crise do setor. Essa resistência quase inviabilizou o programa e resultou, segundo informações de bastidores, na saída do antecessor de Sílvio Costa Filho, Márcio França (PSB), atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que chegou a anunciar o lançamento futuro do programa sem o consentimento das companhias aéreas.
As regras específicas do Voa Brasil ainda não foram completamente esclarecidas, uma vez que ajustes à proposta inicial defendida por Márcio França foram necessários. Isso inclui questões sobre a disponibilidade das passagens por esse valor para o público em geral e se agora serão direcionadas apenas ao público-alvo da política pública.