Justiça eleitoral: TSE realiza teste público de segurança das urnas eletrônicas

Foto: Reprodução

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, especialistas de todo o Brasil irão testar a segurança do sistema eleitoral brasileiro. A ação acontecerá na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Lá, representantes de instituições fiscalizadoras e da sociedade civil terão acesso total ao código-fonte das urnas eletrônicas. Sempre realizado no ano anterior às eleições, o Teste Público de Segurança da Urna traz a participação e a colaboração de especialistas no aprimoramento do sistema eletrônico de votação. O evento faz parte do calendário da Justiça Eleitoral e promove a participação social.
Para divulgar a iniciativa, o TSE lançou ontem (28) uma campanha de mobilização, em formato de convite à população, para acompanhar e participar do TPS 2023. A campanha será veiculada até 2 de dezembro nas emissoras de rádio e TV do país.
O convite se estende não só para quem já garantiu a sua inscrição, participando direta e presencialmente no TSE, mas também para quem tem interesse em saber como funciona esse evento, fundamental para a evolução dos códigos e sistemas da urna eletrônica. Será possível acompanhar o TPS 2023 em tempo real, pelo canal do TSE no YouTube.

Notícias relacionadas