Justiça Eleitoral abre concurso unificado com 395 vagas

Foto: Reprodução

Foi publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral. O edital oferece 395 vagas, distribuídas entre 126 para analista judiciário e 269 para técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva. As provas estão previstas para ocorrer em todo o país no dia 22 de setembro de 2024. As inscrições estarão abertas de 4 de junho a 18 de julho.

De acordo com o edital, os cargos serão distribuídos entre diversas especialidades nos tribunais participantes, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs). Apenas o TRE de Tocantins não participará, pois possui um concurso em andamento.

As normas gerais do concurso foram definidas pela Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023, que reserva 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.

Em uma sessão realizada em 7 de maio deste ano, o Plenário da Corte Eleitoral alterou a Resolução TSE nº 20.761/2000, que descreve e especifica os cargos de provimento efetivo das carreiras judiciárias. A mudança, relatada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, atualizou os cargos no âmbito da Justiça Eleitoral para refletir as evoluções nos processos de trabalho ao longo dos anos.

O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Notícias relacionadas