
O apresentador José Luiz Datena formalizou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada às 11h30 na sede da legenda em Brasília. Destaques do PSB marcaram presença na cerimônia, dentre eles, Carlos Siqueira, presidente nacional do partido; Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Tabata Amaral, deputada federal e pré-candidata à prefeitura de São Paulo; Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; e o senador Jorge Kajuru.
A filiação ocorre após Datena ter solicitado desfiliação do PDT em novembro. O apresentador é cotado para ocupar a posição de vice de Tabata Amaral na disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Essa é a quinta vez que o jornalista ensaia participar de uma eleição.
A trajetória política de Datena é marcada por mudanças partidárias. Entre os anos 1990 e 2015, Datena foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em seguida, passou por Progressistas, PRP (2016), Democratas (2018), MDB (2020)e PSL (2021), que posteriormente se tornou União Brasil após fusão com o Democratas. Em 2022, ingressou no PSC e, ainda em 2023, fez parte do PDT antes de se filiar ao PSB.