
A Casapronta, da empresária Doris David de Souza, realizou, na noite da quarta-feira(10), o lançamento de móveis criados por pela premiada arquiteta pernambucana Janete Costa, falecida em 2008, reeditados pela DonaFlor Mobília. Para marcar a coleção, uma série de eventos estão programados para acontecer na loja ao longo do mês de julho. O primeiro foi um talk show mediado pela jornalista Patrícia Marinho, da revista SIM!, com dois discípulos de Janete, os arquitetos Maria do Loreto e Carlos Augusto Lira.
A coleção Janete Costa, com o mobiliário produzido pela DonaFlor a partir do resgate de desenhos antigos da artista, foi desenvolvida em parceria com o diretor criativo Rodrigo Ambrosio e com a família de Janete – a arquiteta Cláudia Costa (em memória), a galerista Lúcia Costa, o arquiteto Mário Costa e a arquiteta Roberta Borsoi. A coleção, antes de mais nada, é um convite ao bem-estar e à leveza que traduz a alegria do ser brasileiro, e engloba peças como: a Poltrona Claudia, com estrutura em alumínio e revestimento em corda náutica; a Chaise Lúcia, também estruturada em alumínio e revestida em corda náutica; e o banco e mesa de centro Rio, ambos produzidos em madeira Cumaru.
Nas versões originais, os mobiliários eram produzidos em Junco, um material natural que traz leveza e um certo respiro aos ambientes em que é inserido. Para reeditar, a marca decidiu trabalhar com uma corda náutica de tramas mais abertas para que, assim, existisse uma similaridade de sensações.
Sobre Janete Costa
Mais de 3 mil projetos no currículo, prêmios e curadora de diversas exposições dentro e fora do Brasil. Isso é apenas uma parte do legado deixado pela arquiteta pernambucana Janete Costa (1932 – 2008). Com olhar apurado e sem preconceitos, jogou luz no artesanato brasileiro, colocando-o em pé de igualdade com obras de artistas reconhecidos. Sua obra foi muito influenciada pelo artesanato, inclusive os móveis e objetos que chegou a desenvolver para os seus projetos de interiores.