Começa nesta sexta-feira (1º) a 15ª edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife. A programação vai até o dia 8 de novembro e traz mais de 100 filmes distribuídos em cerca de 55 sessões nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e São Luiz, e conta com títulos premiados em festivais recentes como Ainda estou aqui, de Walter Salles; e “Malu”, de Pedro Freire. Os ingressos estão à venda na internet por R$ 5.
A programação está dividida em categorias como Clássicos do Janela, Lançamentos Nacionais e Internacionais, além da Competição de Curtas Nacionais, com 22 filmes nesta edição. Serão oferecidas sessões acessíveis com LSE (tradução audiovisual acessível), Libras e audiodescrição.
O festival marca a volta do Cinema São Luiz, que será reaberto após dois anos fechados para reforma. Com o festival, o histórico espaço de exibição retoma suas atividades com uma programação variada, divididos entre longas e curtas-metragens, competições e uma homenagem à cineasta pernambucana Kátia Mesel. Além das sessões, o evento também oferece debates e masterclasses sobre o audiovisual.
Entre as exibições mais esperadas, estão produções nacionais e internacionais, incluindo Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o clássico Carrie, a Estranha, de Brian de Palma, que abrirá o evento. Figuras como Petra Costa (Apocalipse nos Trópicos), Pedro Diógenes (Centro Ilusão) e Luciano Vidigal (Kasa Branca) participam de sessões especiais para interação com o público.
O cinema de Pernambuco também está representado por produções como Tijolo por Tijolo, de Quentin Delaroche e Victoria Álvares, e Dormir de Olhos Abertos, dirigido por Nele Wohlatz. As exibições ocorrem no Cinema do Museu, no bairro de Casa Forte, e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Fonte: g1 Pernambuco