Ipojuca promove 4ª Festa da Consciência Negra

Foto: Divulgação

A festa da Consciência Negra em Ipojuca promete envolver moradores e turistas de Porto de Galinhas em um final de semana repleto de atividades culturais. O evento terá início no domingo (19), a partir das 18h, na Rua Beijupirá, em frente à feirinha de artesanato do espaço cultural Artur Maroja.
A programação inclui o Cocada Cineclube, apresentações de grupos de capoeira e maracatu local, a participação do coletivo de hip hop Nostra Rua e a apresentação da orquestra de frevo rural Zezé Correa.

No segundo dia da celebração, a segunda-feira (20), as atividades ocorrerão em dois horários. Pela manhã, a partir das 09h30, a festividade se desloca para o Iroko centenário da Praça do Baobá, no município de Nossa Senhora do Ó. Estudantes de quatro escolas públicas do município – Frei Otton, Armando Brito, Anibal Cardoso e Mário Júlio – participarão de cerimônias com a presença de um historiador local e representantes de povos de terreiros. Após a cerimônia, o grupo Mandinga de Capoeira e a Ciranda Porto de Galinhas se apresentarão. À noite, a partir das 18h, o Mestre Galo Preto e o grupo Mestres do Coco Pernambucano encerrarão as festividades.

“Pensamos numa programação que atenda aos mais variados públicos, desde crianças e jovens, até os adultos, evidenciando a importância da presença negra na localidade e valorizando grupos culturais que atuem nessa temática. Além deles, também potencializamos e reverenciamos os ritmos urbanos contemporâneos como o hip hop que tem uma forte presença no município e está completando 50 anos no Brasil”, destacou o idealizador e produtor executivo do projeto, Marcos Moraes.

Notícias relacionadas