
Uma receita que mistura “frutos do mangue”, tradição e história. Essa é a Mariscada, prato típico das regiões litorâneas do nordeste brasileiro, e que em Pernambuco ganhou pitadas de desenvolvimento social. É com essa proposta, reunindo gastronomia, valorização cultural, sustentabilidade e combate às desigualdades, que o Instituto Negralinda lança, no próximo dia 20 de março, a campanha “Oxe, Pernambuco tem Mariscada sim, senhor!”. A iniciativa tem como objetivo transformar o prato em Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A cerimônia de lançamento será voltada para convidados e ocorrerá no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife.
“Essa iniciativa busca melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades que vivem da cadeia produtiva do marisco. Nosso objetivo é atender as necessidades urgentes da população pesqueira, como: acesso à inovação, capacitação, geração de renda, acesso ao mercado direto sem o atravessador, além de ajudar a promover a igualdade social e a inclusão de grupos vulneráveis. Ao fornecer para as marisqueiras e pescadores artesanais o acesso a qualificação, o Instituto Negralinda contribui para combater essas desigualdades e resolver os principais problemas referentes aos aspectos sanitários e segurança alimentar”, destaca o empreendedor social Edy Rocha, Diretor Executivo do Instituto Negralinda e idealizador da proposta.
A campanha já conta com parceiros como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae, que há três anos, em parceria com o Instituto Negralinda, desenvolve o projeto sócio ambiental de empreendedorismo feminino “Marisqueiras Empreendedoras”. Um trabalho que, atualmente, beneficia marisqueiras e pescadoras de 10 municípios do litoral pernambucano e contribui com o combate às desigualdades sociais, promovendo educação, saúde e bem-estar por meio do empreendedorismo colaborativo, alcançando 850 mulheres.