Timbaúba, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será sede de uma nova unidade do Instituto do Autismo (IDA), voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração está marcada para o próximo sábado (30), na Praça Jader de Andrade, 90, no Centro da cidade. A unidade deve atender cerca de 60 famílias da região.
Com a abertura do novo espaço, o IDA oferece mais de 50 vagas de emprego, para os cargos de fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, musicoterapeuta, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e porteiro.
Atualmente, o IDA conta com unidades nos municípios de Igarassu, Carpina e Caruaru, além de quatro bairros do Recife: Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela. Juntas, essas unidades empregam mais de 1.300 profissionais e atendem a mais de 900 crianças e adolescentes.
A unidade de Timbaúba contará com 15 salas, piscina aquecida, parque infantil, quadra de areia e área de lazer. O objetivo é proporcionar um ambiente dedicado ao desenvolvimento dos assistidos, com uma estrutura que contempla diversas terapias e atividades físicas. “O nosso instituto oferece terapias individualizadas, visando a autonomia, o aprendizado de novas habilidades e a melhoria da interação social, foco e comunicação dos atendidos”, explica o diretor geral do IDA, Kadu Lins.
A abertura será celebrada com uma gincana inclusiva, que ocorrerá das 8h30 às 11h30. O evento será gratuito e voltado para crianças e adolescentes autistas e seus familiares. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do instituto.
Nas unidades do IDA, os atendimentos são realizados por uma equipe transdisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre os serviços oferecidos estão terapias como ABA (Análise do Comportamento Aplicada), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), integração sensorial, psicomotricidade, musicoterapia, fonoaudiologia e nutrição.
Foto: Divulgação