
No dia 25 de outubro, Dia Nacional do Cirurgião Dentista, a UNINASSAU, campus Boa Viagem e Graças, promove um mutirão de avaliação odontológica. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e acontece nas Clínicas-Escola de Odontologia de cada unidade da Instituição de Ensino Superior.
A ação é voltada para o diagnóstico precoce do câncer bucal e visa destacar a relevância da saúde bucal, assim como alertar sobre os riscos da doença, que apresenta uma incidência significativa no Brasil e no mundo. Em âmbito estadual, em 2023, estima-se que Pernambuco apresente uma taxa de 8,9 casos para cada 100 mil homens e 3,16 casos para cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para o coordenador do curso de Odontologia do campus Boa Viagem, Arnoldo Filho, o mutirão vai além do diagnóstico precoce. “É também uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do acompanhamento odontológico regular”, destaca.
Durante o mutirão, os acadêmicos, sob a orientação de docentes, realizam anamnese, exame clínico e diagnóstico de possíveis lesões.
“Nossa missão, como profissionais de odontologia, é oferecer cuidados preventivos e tratamentos que não apenas preservam sorrisos, mas também a qualidade de vida. Dessa forma, podemos evitar problemas mais sérios no futuro. Encorajo a todos a buscar avaliações odontológicas periódicas para que, juntos, possamos sorrir com saúde e confiança”, destaca a coordenadora do curso de Odontologia da unidade Graças, Kalyne Negromonte.