Instituição israelense critica declaração de Lula sobre guerra no oriente médio

Foto: Reprodução

André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, expressou preocupação com a declaração recente do ex-presidente Lula, na qual ele comparou a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto.

A StandWithUs Brasil, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à educação sobre Israel, classificou o pronunciamento de Lula como ofensivo e apontou um “erro histórico”.

Segundo Lajst, a comparação vai contra a definição de antissemitismo contemporâneo da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), uma organização intergovernamental com 35 países, que inclui o Brasil como membro observador.

Ele argumentou que a comparação desconsidera a gravidade do Holocausto e coloca uma carga negativa sobre os judeus israelenses.

O cientista político também destacou que criticar Israel ou defender um cessar-fogo é legítimo, mas que o erro estaria em “tirar o direito de Israel de se defender”, especialmente quando não se mencionam outros aspectos do conflito, como os estupros, crimes contra mulheres e crianças, e reféns.

Lajst advertiu que a declaração de Lula pode causar desconforto não apenas para o governo de Israel, mas também para o público israelense, comunidades judaicas ao redor do mundo e outros governos democráticos. Ele espera reações dos Estados Unidos e de países europeus diante das declarações.

Notícias relacionadas