Ibama envia reforços para o atendimento aos botos no Amazonas

Foto: Fundação Grupo Boticário

Cinco veterinários especializados em reabilitação de animais silvestres foram enviados pelo Ibama para prestar assistência aos botos no Lago Tefé, no Amazonas. A equipe do Centro de Triagem desembarcou ontem (05) para colaborar com outras entidades que já estão envolvidas na emergência ambiental. Até o último levantamento, realizado na quarta-feira, foram encontrados mais de 140 botos e tucuxis mortos.
Além disso, um comando de incidentes foi instalado em Tefé, sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio de várias organizações, incluindo o Instituto Mamirauá e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAAM).
As atividades estão focadas no monitoramento dos animais vivos, na coleta e realização de necropsias das carcaças e na obtenção de amostras para análise das possíveis causas do incidente e de outras variáveis ambientais.
A temperatura da água está sendo monitorada diariamente, e ultrapassa 39º graus em determinados pontos do lago. A temperatura elevada da água pode reduzir os níveis de oxigênio dissolvido e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa respiratória dos peixes, afetando o metabolismo e provocando morte por asfixia. Com informações da Agência Brasil.

Notícias relacionadas