
O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) celebrará seus 174 anos no próximo dia 30 de maio, em solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, a partir das 18h30. O evento contará com a presença do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que será homenageado com o título de Membro Honorário do Instituto. A cerimônia integra a programação comemorativa do mês de aniversário do IAP, fundado em 1851.
Durante a celebração, também será entregue a Medalha de Reconhecimento da Instituição Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, concedida anualmente a personalidades que contribuem com o aperfeiçoamento jurídico. Serão agraciados neste ano a governadora Raquel Lyra, o secretário da Fazenda Wilson José de Paula, o presidente do TJPE Ricardo Paes Barreto, a juíza Ana Cláudia Brandão, o advogado Bruno Cavalcanti, o presidente do TRE-PE Cândido Saraiva, o professor Francisco Queiroz, o professor João Maurício Adeodato, o advogado Maurício Albuquerque e o presidente do TRF5 Roberto Machado.
A programação inclui ainda o lançamento da nova edição do livro “Da Legitimidade de Parte no Contrato”, de José Veiga, atualizada por Guilherme Veiga. A obra conta com apresentação do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto e prefácio do ministro Fachin. Para a presidente do IAP, Érika Ferraz, o Instituto é um espaço de construção coletiva do Direito. “Ao longo de sua história, o IAP tem reunido grandes nomes da advocacia e do Direito, promovendo conhecimento, estudos, o diálogo interdisciplinar e o fortalecimento da classe. O Instituto tem uma trajetória histórica relevante, sendo um norteador do pensamento jurídico em Pernambuco”, destacou a presidente.