Hospital das Clínicas recebe investimento de R$ 83 milhões para obras e modernização

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) passará por um amplo processo de reestruturação e modernização, com investimentos superiores a R$ 83 milhões. As obras serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo melhorias na infraestrutura do hospital, que foi inaugurado em 1979.

Entre os serviços previstos estão a implementação do Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP), a modernização do sistema elétrico de média e baixa tensão, além da ampliação do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral. O hospital também contará com a criação de uma UTI Pediátrica, além da reforma da maternidade e dos banheiros dos ambulatórios. Todas as melhorias seguem as diretrizes do Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH), do qual o HC foi projeto-piloto dentro da Rede Ebserh.

De acordo com o superintendente do HC, Filipe Carrilho, as mudanças são essenciais para garantir a recuperação da infraestrutura do hospital, mas exigirão paciência da comunidade hospitalar. “Estamos planejando para que o transtorno (provocado pelas obras) seja o menor possível para nossos pacientes, colaboradores, residentes, professores e estudantes. Vamos precisar da compreensão, apoio e colaboração de todos”, afirmou.

As obras devem ocorrer ao longo de todo o ano, e algumas adaptações serão necessárias durante esse período. Os impactos incluem realocação temporária de serviços, mudanças no fluxo de atendimento, barulho, redução de leitos e consultórios, além da interdição de parte do estacionamento para a instalação dos canteiros de obras. As alterações já foram apresentadas à comunidade hospitalar, que acompanhará a execução dos trabalhos ao longo dos próximos meses.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas