
Durante a cerimônia de encerramento das atividades alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador, realizada ontem (2) no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra anunciou que o Governo de Pernambuco vai encaminhar ao Conselho Estadual de Educação uma proposta para tornar obrigatória a disciplina de História de Pernambuco na matriz curricular da rede estadual.
“Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor”, afirmou Raquel Lyra.
A solenidade contou com a abertura de uma exposição com mais de 30 obras visuais de estudantes da rede estadual, entrega de medalhas a colaboradores das ações do bicentenário e o descerramento da estátua de Frei Caneca na Praça da República. A escultura foi produzida pelo artista Demétrio Albuquerque com apoio da Fundarpe e faz parte de um esforço da Comissão Estadual do Bicentenário, coordenada pela vice-governadora Priscila Krause, para resgatar e representar a história do líder revolucionário.
Escolas de todo o estado participaram ativamente das celebrações, promovendo atividades pedagógicas, oficinas e projetos de pesquisa. O secretário de Educação, Gilson Monteiro, ressaltou que a proposta reforça o currículo escolar. “Quando comemoramos o Bicentenário da Confederação do Equador, temos a oportunidade de resgatar a força da nossa história, dentro da matriz curricular que a gente já tem”, destacou.