
Foto: Divulgação
A partir das 17h30 desta terça-feira (12), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugura a Exposição ‘Heróis invisíveis’. A curadoria tem como objetivo dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis diante do poder público e da sociedade. Também haverá a exibição de minidocumentário sobre a trajetória da categoria e, em paralelo, acontecerá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, às 17h.
A abertura da exposição será realizada no hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes da Alepe, e contará com a presença de representantes dos catadores que aparecem nas fotos. Eles estarão à disposição para conversar com os visitantes.
A produção da exposição foi feita pelos fotógrafos e repórteres da Alepe, que registraram, por meio de imagens e textos, histórias de luta da categoria por reconhecimento, direitos, conscientização e a busca por melhoria na qualidade de vida. Durante a exposição, haverá visitas de escolas públicas. Posteriormente, as peças serão instaladas de maneira itinerante em escolas do estado para serem trabalhadas pedagogicamente em diferentes disciplinas.
O minidocumentário é composto por relatos sobre o trabalho e a vida dos catadores de recicláveis, mostrando as dificuldades enfrentadas e a importância da atividade que executam para a sustentabilidade e preservação ambiental. Ainda durante a exposição, haverá a distribuição de material educativo com orientações sobre o descarte correto do lixo e o impacto da atuação destes profissionais na natureza e na vida socioeconômica das pessoas e das cidades.