
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou um vídeo na noite passada (9) para desmentir informações falsas sobre uma suposta taxação do Pix e outros impostos que não foram propostos pelo governo. Segundo Haddad, a única informação verdadeira que circula nas redes sociais é a tributação sobre jogos e apostas on-line (bets), que serão taxadas como qualquer outra empresa nacional.
O ministro alertou que boatos sobre cobranças indevidas, como uma suposta taxação de transferências acima de R$ 5 mil pelo Pix, prejudicam a democracia e reforçou que a Receita Federal apenas exigirá que bancos informem movimentações acima desse valor, sem qualquer nova tributação.
Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o Facebook para remover, em até 24 horas, um vídeo adulterado com inteligência artificial (IA) no qual Haddad aparece supostamente defendendo taxas inexistentes. A medida ocorre um dia após a Meta, controladora da plataforma, flexibilizar sua política de moderação de conteúdo.
Vídeo: Reprodução