GTP+ promove ato em prol das vítimas da AIDS

O Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+) promoverá nesta sexta-feira (24), às 16h, a 19ª Edição do Candlelight, na Praça do Carmo, no centro do Recife. O evento, com o tema “Resistência em Memórias: Para além do HIV, celebramos a vida e persistimos na luta”, homenageará as vítimas da AIDS e buscará sensibilizar a população sobre a doença.

Segundo o Boletim Epidemiológico de 2023, 1 milhão de pessoas vivem com HIV e AIDS no Brasil. Em Pernambuco, mais de 30 mil pessoas convivem com o vírus, enquanto no mundo o número chega a 39 milhões, conforme a UNAIDS. A cada seis horas, uma nova infecção por HIV é registrada em Pernambuco. Em 2023, foram notificados 1.119 novos casos de HIV pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Durante o evento, será divulgada uma carta-manifesto assinada pela Articulação AIDS de Pernambuco e diversas organizações sociais. O documento reivindica a implementação de políticas públicas eficazes para o HIV, incluindo a aquisição de novos medicamentos, como o Dovato, que possui menos efeitos colaterais. A carta também pede o retorno das campanhas governamentais focadas na prevenção do HIV, visando combater o estigma, a discriminação e o preconceito associados à doença.

Alessandro Abreu, da coordenação colegiada do GTP+ e integrante da Articulação AIDS de Pernambuco, destacou a importância do Candlelight. “O ato ocorre em mais de 100 países do mundo, e tem como objetivo, lembrar as vítimas da aids, conscientizar a população sobre o assunto e ao mesmo tempo lutar pelos direitos das pessoas vivendo e convivendo com HIV e Aids. Além disso, reforça a importância de garantir o acesso a uma saúde pública de qualidade”, reforçou Abreu.

A mobilização mundial em solidariedade às pessoas afetadas pela AIDS começou em 1983 nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York. A vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo, buscando sensibilizar a sociedade para pressionar os governos a ampliar as pesquisas e garantir o acesso à assistência integral para as pessoas vivendo com HIV e AIDS.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas