
A Prefeitura do Recife lançou, ontem (19), a versão digital da Caderneta da Criança, ferramenta que disponibiliza informações de saúde, vacinação, educação e assistência para crianças até 10 anos, além de suporte para gestantes no acompanhamento pré-natal. Com a iniciativa, Recife se torna a primeira capital brasileira a digitalizar este documento, integrando dados das secretarias municipais e inovando na intersetorialidade das políticas públicas voltadas para a primeira infância.
Durante o lançamento, o prefeito João Campos destacou a importância da integração de políticas públicas. “Estamos falando de algo que milhares de pais e responsáveis vão poder acessar no Recife. As ferramentas digitais devem ser utilizadas para ampliar o acesso às oportunidades e aos direitos fundamentais das crianças”, afirmou. O projeto também conta com o apoio do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que pretende replicar o modelo para o Governo Federal e outras cidades do país.
A ferramenta será integrada ao Conecta Recife, plataforma digital de serviços da prefeitura, e foi desenvolvida com foco na interatividade, utilizando recursos inspirados em redes sociais e inteligência artificial. Os responsáveis poderão acessar dados como peso, altura e marcos de desenvolvimento infantil, além de conteúdos educativos e informações sobre programas sociais.
Além de facilitar o acesso às informações, a versão digital da Caderneta da Criança traz benefícios educacionais e sociais, como dicas de amamentação e orientações sobre programas sociais. “Essa conquista é mais um passo para tornar o Recife referência em governo digital, promovendo um governo de precisão, que leva a informação certa para a pessoa certa no momento certo”, concluiu Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife.
Foto: Divulgação