Governo de Pernambuco forma primeiras turmas de especialização para trabalhadores do SUAS

Foto: Vinícius Lins/SDSCJPVD

Foi concluída, no Recife, a formação das duas primeiras turmas de especialização para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social em Pernambuco (SUAS-PE). Os cursos de Gestão de Políticas Sociais e de Políticas Sociais aconteceram a partir de parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa CapacitaSUAS/PE. A execução foi da Escola de Formação dos Trabalhadores do SUAS de Pernambuco (ESFOSUAS/PE).
Híbridas, as aulas foram ministradas por professores da UFRPE e formaram, ao todo, 65 trabalhadores (as) do SUAS de todas as regiões de desenvolvimento do Estado. A cerimônia de entrega dos certificados contou com mesa composta pela secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral; o secretário Executivo de Assistência Social, Carlos Braga; Marcelo Carneiro Leão, reitor da UFRPE; Hugo Monteiro, diretor do Instituto Menino Miguel/UFRPE; Humberto Miranda, coordenador institucional do CapacitaSUAS/PE; Francisco de Assis, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE, e pela professoras Valéria Gomes e Raquel Uchôa, membros do corpo docente dos cursos.
Os temas aprofundados pelos novos especialistas foram pensados a partir de planos de intervenção, instrumentalizando a tomada de novas decisões na busca de contribuir com práticas mais assertivas e mudança de realidade. Entre os projetos apresentados em seus trabalhos de conclusão de curso estiveram a interseccionalidade e a intersetorialidade como eixos, tais como trabalho infantil, violência contra a mulher, saúde emocional do (a) trabalhador(a) e demais temas sensíveis às suas áreas de atuação.
A titular da SDSCJPVD, Carolina Cabral, parabenizou os concluintes, enfatizando a importância de viabilizar formação contínua para quem atua na linha de frente da assistência social em conjunto com instituições com a relevância da UFRPE. “Sou muito grata aos profissionais que atuam na área da assistência porque eles nos dão a certeza que investir no desenvolvimento social é a resposta para fazer de Pernambuco um estado com menos desigualdade. Investir na reconstrução do SUAS, na qualificação de seus servidores, é uma de nossas prioridades”, destacou.

Notícias relacionadas