Governo anuncia auxílio emergencial para áreas afetadas por ciclone no Rio Grande do Sul

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou repasse de verbas da União às prefeituras do Rio Grande do Sul que tiveram suas situações de calamidade e emergência oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR). O cálculo do recurso terá como base a quantia de R$ 800 por pessoa afetada em decorrência do desastre natural.
Alckmin explicou que os fundos serão providos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o propósito de auxiliar as autoridades locais na assistência às famílias desabrigadas.
O ministro do MDS, Wellington Dias, informou que a transferência de recursos depende dos dados apresentados pelas prefeituras gaúchas. Wellington Dias destacou que, apesar de 79 municípios terem a situação de calamidade reconhecida pelo governo federal, este número pode aumentar.
No próximo domingo (10), Alckmin irá liderar uma comitiva de ministros em uma visita a municípios do Rio Grande do Sul. Os membros do governo federal desembarcarão em Lajeado e, posteriormente, visitarão Roca Sales e Arroio do Meio.
O presidente em exercício também confirmou o envio de 20 mil cestas de alimentos, das quais 5 mil serão entregues ainda no domingo. Além disso, uma sala de situação do governo federal, comandada pelo General Hertz Pires do Nascimento, será instalada no Rio Grande do Sul para reforçar o atendimento às cidades impactadas.

Notícias relacionadas