A governadora Raquel Lyra visitou, neste sábado (16), a Barragem Serro Azul e as obras da adutora que leva o mesmo nome, no trecho que fica na cidade de Palmares, na Mata Sul do Estado. A parte do equipamento que precisa ser concluída, de aproximadamente 3 quilômetros, receberá investimento de cerca de R$ 20 milhões. O projeto deve iniciar sua fase de testes em dezembro, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas do Agreste com água tratada nas torneiras. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.
Essa barragem que está jorrando água aqui é de contenção e proteção de toda a Zona da Mata Sul. É também essa mesma água que vai abastecer o Agreste pernambucano com a finalização da Adutora Serro Azul. A gente já vai poder começar os testes em dezembro deste ano, para garantir sustentação hídrica, água na torneira na casa do povo, disse a governadora Raquel Lyra.
A adutora começa próximo ao maciço da Barragem Serro Azul, em Palmares, que foi concluída em 2017 e também foi visitada hoje pela gestora. Ela segue no sentido do Agreste Central pelas margens das rodovias estaduais e chega até Bezerros, onde será interligada à Adutora do Agreste. Quando estiver pronto, o sistema terá capacidade de transportar 500 litros de água por segundo até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste.
O sistema será integrado, em sua 1ª etapa de operação, por 4 estações elevatórias, 58 km de adutoras e reservatório de 4.500 m³. Serão beneficiadas, nesta etapa, as cidades de Caruaru, Bezerros e Gravatá; podendo se integrar ainda – por tubulações existentes – a Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
“O projeto está em fase bastante avançada de obras, de modo que, muito em breve, estaremos levando água, aqui da Mata Sul, para abastecer a população do Agreste, onde a escassez hídrica castiga mais do que em qualquer outra região do país. A Barragem Serro Azul, que já cumpre seu propósito de evitar inundações, passa a ter também outra importante função, que é a do abastecimento. É levar a água, de onde ela existe em excesso e causaria transtornos, para onde ela falta”, explicou o secretário de recursos hídricos e saneamento do Estado, Almir Cirilo.
Acompanharam a visita os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), o deputado estadual France Hacker, o deputado federal Lula da Fonte, além dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Dona Graça (Catende) e Fátima Borba (Cortês).
- Ivan Lins celebra 80 anos com show no Teatro Guararapes
- Olinda passa a distribuir canetas de insulina reutilizáveis na rede municipal
- Caruaru concede título de cidadão ao ministro Silvio Costa Filho nesta sexta (16)
- Grupo Alma Premium Recife visita projeto de vinícola e haras em Gravatá
- Região Metropolitana do Recife ganha 2.299 novos policiais militares
Alepe Alexandre de Moraes Amupe Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 Caruaru Dengue Economia Eduardo da Fonte Educação Eleições 2024 EUA Humberto Costa Jaboatão dos Guararapes Janguiê Diniz José Paulo Cavalcanti João Campos Justiça Lula Lula da Fonte Meio Ambiente MPPE Mundo Ney Araújo Nordeste OAB PE Olinda Pedro Campos Pernambuco Petrolina PRF Raquel Lyra Recife Rio Grande do Sul RMR Saúde Silvio Costa Filho STF Suape Sudene Trump Turismo UFPE Vitória de Santo Antão