
A Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão instituiu, por meio da Lei nº 4.428/2020, o “Dia do Nascituro”, celebrado anualmente no dia 08 de outubro. A data integra o calendário oficial de comemorações do município e busca promover a conscientização sobre a importância da vida intrauterina.
A proposta, de autoria do então vereador Manoel Holanda com colaboração do o ginecologista e obstetra Stevam Rios, especialista em gestação de alto risco, prevê atividades como palestras educativas que abordam gravidez na adolescência, maternidade e paternidade responsáveis, além dos riscos do aborto. O objetivo da iniciativa é reforçar políticas públicas em defesa da vida intrauterina e fortalecer o debate sobre os direitos dos nascituros, alinhando-se à tradição religiosa da cidade.
Como parte das celebrações deste ano, Stevam Rios irá promover uma live às 19h30, em seu perfil no Instagram (@drstevamrios) discutindo as nuances relacionadas ao nascituro.
“Vitória de Santo Antão é uma cidade pró-vida, que reconhece a vida desde a concepção. Instituímos essa lei inspirados em cidades como Jaboatão e Camaragibe, e buscamos agora expandir esse movimento para outras regiões, como Pombos e Chã de Alegria”, destacou Rios.
O médico ressaltou a importância de preservar a vida intrauterina diante do atual debate sobre o aborto no Brasil. “Entendemos que em algumas circunstâncias o direito ao aborto pode ser reivindicado, mas também devemos reconhecer que existe uma vida no ventre que precisa ser protegida”, afirmou.