Galo Cidadão Ecológico é erguido na Ponte Duarte Coelho

O Galo da Madrugada foi erguido na Ponte Duarte Coelho na noite de ontem (26), marcando o início oficial do Carnaval do Recife. Com 32 metros de altura, a alegoria deste ano foi batizada de Galo Cidadão Ecológico, trazendo mensagens de inclusão, sustentabilidade e cidadania, alinhadas ao tema da folia em 2025: “Carnaval do Recife. É gente.” A montagem foi acompanhada por uma multidão animada e apresentações culturais de blocos tradicionais, como o Bloco das Ilusões, a Tribo de Caboclinhos Tupi e os Clarins de Momo.

O prefeito João Campos destacou a importância simbólica do Galo, ressaltando sua grandiosidade e o caráter social da alegoria. “Esse é o maior Galo da história. Além de estar cinco metros maior, ele ficará na ponte até o domingo seguinte ao Carnaval. O maior bloco do mundo precisa ter essa irreverência, mas também trazer inclusão e respeito. Carnaval é festa, cultura e turismo, mas também um momento de reflexão”, afirmou.

A estrutura deste ano incluiu um colar de quebra-cabeças e asas azuis, símbolos da inclusão da população neurodivergente, além de elementos que homenageiam catadores de recicláveis, maracatus e o legado cigano. O figurino do Galo foi desenvolvido com design paramétrico, utilizando milhares de garrafas recicladas, e a base da escultura recebeu um jardim cenográfico feito com materiais reutilizados. O Galo Cidadão Ecológico permanecerá na Ponte Duarte Coelho até o dia 9 de março.

Vídeo: Reprodução

Notícias relacionadas