
No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), celebrado nesta quinta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza uma ação solidária para crianças e adolescentes atendidas pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), em Santo Amaro, no Recife. A iniciativa integra o projeto Policiais contra o Câncer Infantil, que existe desde 2016 e busca alertar a sociedade para sinais e sintomas da doença. A mobilização acontece na quadra esportiva e no campo de futebol da Escola Superior de Educação Física (ESEF), na Universidade de Pernambuco (UPE), a partir das 9h.
A ação irá promover atividades lúdicas, brincadeiras, entrega de presentes e visita de “super-heróis”; além de raspar a cabeça de policiais que se solidarizam com a causa. Durante o evento, as crianças também terão a oportunidade de conhecer de perto os veículos utilizados pela PRF, incluindo o helicóptero de operações, que irá pousar no campo de futebol da ESEF.
“De 7 a 22 de novembro, a campanha arrecadou brinquedos, livros, roupas e material de higiene, que foram entregues na sede, nos postos e delegacias da PRF em Pernambuco. Nesse período, também aconteceram doações de sangue e cadastro de medula óssea, para ajudar a identificar doadores compatíveis com quem está na fila por um transplante”, explica o superintendente da PRF, Alexandre Rodrigues da Silva.
No Brasil, o Câncer Infantojuvenil é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, respondendo por cerca de 8% das mortes infantis, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A boa notícia é que, de acordo com o instituto, cerca de 80% dos pacientes acometidos pelo câncer infantojuvenil podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados devidamente.
“O câncer na criança não é igual ao de pessoas adultas. Sendo assim, não existem formas de prevenir a neoplasia pediátrica. Nesses casos, devemos concentrar todos os nossos esforços no diagnóstico precoce. É por conta da falta desse diagnóstico que ainda atendemos muitas crianças com o problema já avançado”, reforça a oncopediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais.
O “Fique Atento” – programa criado pelo GAC-PE em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) – promove, desde 2019, a capacitação de profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a finalidade de facilitar o diagnóstico nas unidades de saúde. A expectativa é que após a capacitação, os profissionais possam registrar possíveis ocorrências e recebam resposta clínica em até 72h, acelerando o processo de encaminhamento dos pacientes ao diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde.