
O Futuras Cientistas, iniciativa do núcleo de Nanotecnologia do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou o resultado final com as selecionadas para a Imersão Científica 2024 do programa. A lista com as alunas e professoras contempladas já pode ser acessada no site do CETENE e no Instagram do Futuras Cientistas.
Ao todo foram 1.786 inscrições para 470 vagas em núcleos de trabalho de instituições e centros de pesquisa nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A região Nordeste teve o maior número de inscrições (738), seguida do Sudeste (415), Norte (370), Sul (134) e Centro-oeste (129). O Nordeste também teve o maior número de selecionadas (173), seguido do Norte (99), Sudeste (97), Sul (55) e Centro-oeste (46). Importante ressaltar que a distribuição de vagas está diretamente relacionada ao número de planos de trabalho submetidos por região e às respectivas vagas propostas.
As jovens selecionadas são alunas do 2º Ano do Ensino Médio de redes públicas estaduais. Neste grupo, 160 vagas foram para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As 150 vagas restantes foram reservadas para docentes do Ensino Médio de redes públicas estaduais.
Diretora do CETENE e criadora do programa, a pesquisadora Giovanna Machado destaca a importância social da iniciativa. “O Futuras Cientistas mostrou que é possível, sim, contribuir com a inserção de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Embora sejamos nós mulheres maioria nessas áreas, continuamos muito aquém das oportunidades e dos cargos de liderança, somos uma sub-representação. Nosso objetivo é transformar essa realidade. É nossa responsabilidade”, declara.